Resenha Histórica

A nossa essência

Resenha histórica do
Agrupamento de Escolas de Ovar

O Agrupamento de Escolas de Ovar foi constituído em 2003 após a reorganização administrativa promovida pelo Ministério da Educação, através da DREC, resultando na fusão do Agrupamento Horizontal de Escolas e Jardins de infância (Ji) Ovar/ Cidade, do Agrupamento de Escolas e Jardins de infância Ovar/ S. João e da Escola do Ensino Básico do 2º e 3º Ciclos António Dias Simões, numa só entidade. Embora tutelado pelo Ministério da Educação, as áreas dos Ji e das EB estão sob tutela da autarquia (recursos para o funcionamento, parque escolar, transporte para alunos com necessidades educativas especiais, ação social escolar, parte do pessoal não docente e componente de apoio à família para os Ji e atividades de enriquecimento curricular para o primeiro ciclo).

O Agrupamento iniciou a atividade em 2003/ 2004 com sede na Escola Básica António Dias Simões, agrupando nove Ji e catorze Escolas Básicas do 1.º ciclo (EB). Em 2009/2010 foi encerrada a EB da Marinha e criado um Ji na Escola EB da Habitovar. Em 2010/2011 encerrou-se a EB da Mãe d’Água transitando os alunos para a EB da Ponte Nova.

Quando em 2012/2013 ocorreu a agregação com a Escola Secundária José Macedo Fragateiro passou esta a ser sede do agrupamento.

Atualmente, o Agrupamento de Escolas de Ovar é constituído pelos seguintes estabelecimentos de ensino:

Ensino secundário e 3º ciclo Escola Secundária José Macedo Fragateiro 1 (sede do Agrupamento).

Ensino básico 2º ciclo: Escola Básica António Dias Simões.

Ensino básico 1º ciclo: Escola Básica de Oliveirinha, Escola Básica do Furadouro, Escola Básica de Cabanões, Escola Básica da Ribeira, Escola dos Combatentes, Habitovar, S. Donato, S. João.

Educação Pré escolar: Jardim-de-infância do Furadouro, Jardim-de-infância de Oliveirinha, J.I. de S. João, Combatentes, S. Donato, Jardim de Infância Habitovar, Jardim de Infância da Ponte Nova e Jardim-de-infância do Torrão do Lameiro.