A Biblioteca Escolar da Escola Secundária Dr. José Macedo Fragateiro (ou BiblioFraga, como pretende ser conhecida) é uma estrutura de apoio ao ensino e às aprendizagens e ao desenvolvimento de projetos.
É um espaço agregador de conhecimento, possuindo recursos diversificados e, inteiramente, implicado na mudança das práticas educativas. Tem como missão o apoio ao currículo, ao desenvolvimento da literacia das TIC e à construção da cidadania.
Os seus utilizadores são alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, professores, assistentes operacionais e técnicos.
Assim, apresenta-se como um espaço privilegiado para a interdisciplinaridade, prestando apoio a atividades relacionadas com a Autonomia e Flexibilidade Curricular, criando parcerias com os professores para implementação de projetos no âmbito do desenvolvimento dos Domínios de Articulação Curricular e da Cidadania e Desenvolvimento.
A Biblioteca faz parte da RBE (Rede de Bibliotecas Escolares) e tem como parceiro o PNL2027 (Plano Nacional de Leitura). Faz parte da RBO (Rede de Bibliotecas de Ovar).
Candidaturas e projetos em desenvolvimento
A Biblioteca candidatou-se ao projeto de leitura a desenvolver na escola – ESCOLA A LER + com o Projeto CATALEITURAS – Viajar Através dos Livros.
Tem ainda uma proposta de implementação do Projeto BIBLIOTERAPIA e BIBLIOCRIATIVIDADE que, se for aprovado, poderá ser uma mais-valia para toda a comunidade escolar.
Horário: segunda a sexta, das 8:30 às 17:30

Contato: bib.esjm-fragateiro@aeovar.pt